quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os Jogos Cooperativos são imperdíveis

“Se o importante é competir, o fundamental é cooperar”. Esta frase ficou marcada pra mim logo após ter participado de um workshop de jogos cooperativos no programa Guerreiros Sem Armas 2009 (http://www.guerreirossemarmas.net/).

Os jogos cooperativos enfatizam a participação, o desafio e a diversão. São maneiras prazerosas de vivenciar ambientes de cooperação. Pode ser aplicado em qualquer lugar: escola, comunidade, empresa, governo e grupo de amigos, por exemplo.

(Foto: Guerreiros Sem Armas 2009 – Jogos Cooperativos; Fonte Instituto Elos)

No atual cenário de transformações rápidas e sistêmicas, os jogos cooperativos apresentam caminhos e soluções baseados na interação, no fazer junto e no vencer junto.

Há várias formas de você praticar jogos cooperativos. Hoje, no Brasil, existem cursos de pós-graduação e variados eventos em diferentes cidades que abordam o tema. Uma boa referência no assunto é o Projeto Cooperação - http://www.projetocooperacao.com.br/ - que disponibiliza uma agenda incrível de atividades pelo Brasil. Pra saber mais sobre jogos cooperativos você precisa vivenciar um jogo. No site do Projeto Cooperação você encontra o calendário de atividades, bem como muitas outras informações sobre jogos cooperativos.

(Foto: integração Oasis Santa Catarina – jogo cooperativo)

(Foto: Guerreiros Sem Armas 2009 – Jogos Cooperativos/ Fonte: Instituto Elos)


"Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On"

Nenhum comentário:

Postar um comentário