quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Instituto Arapoty

O Instituto Arapoty, localizado na zona rural de Itapecerica da Serra, SP, oferece vivências que fortalecem o caráter de pessoas através da pedagogia indígena e da filosofia de povos ancestrais que contemplam valores universais como a expressão da gratidão, do serviço coletivo e do desenvolvimento do amor incondicional. As práticas são fundamentadas em culturas que se manifestaram da interação com a natureza e seus mistérios. De acordo com o Instituto Arapoty, “as atividades que se relacionam com a Mãe Terra nos lembra que não somente as culturas indígenas podem dedicar um período do seu precioso tempo à um rito de gratidão á natureza, mas sim qualquer cidadão contemporâneo, que não se incomode de respirar ar puro e pôr os pés no chão de terra batida, ou de ficar em volta de uma fogueira meditando.”

(Foto: jogo indígena realizado no Instituto Arapoty durante o Guerreiros Sem Armas 2009)

No programa “Guerreiros Sem Armas”, o renomado representante indígena e fundador do Instituto Arapoty, Kaká Werá realiza 4 jogos indígenas. Cada jogo é ligado a um elemento da natureza: terra, água, fogo e ar e neles são desenvolvidas habilidades relativas às qualidades desses elementos.

Para saber sobre atividades e vivências que acontecem no Instituto Arapoty, acesse a comunidade virtual http://institutoarapoty.ning.com/.

(Foto: participantes do Guerreiros Sem Armas 2009 em frente a OPY)

Nas próximas semanas, será agendada uma atividade coletiva em formato de mutirão com o objetivo de capacitar pessoas em técnicas de construção e ao mesmo tempo revitalizar a Oca do Instituto Arapoty, que também é chamada de OPY e significa Casa de Rezas, lugar que abriga diversas atividades da organização. O evento reunirá jovens do movimento Oasis e a data será definida em breve. Na comunidade virtual citada acima você fica sabendo das novidades e poderá se organizar com outros interessados e descobrir formas de chegar até o local.


Um comentário:

  1. muito bom esse trabalho
    com isso estamo difundindo a nossa cultura
    valorizando os nossso primeiros povos os indios
    que com bravuras nao resistiram a chegada do homem branco mas lutaram contra a sua imposiçao e mesmo a grande maioria dizimados mas deixaram um legado que com lutas e derrotas conseguimos uma pais que esta se formando em um pais igualitario.

    ResponderExcluir