quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conhece o TakingITGlobal?


TakingITGlobal (TIG) é uma plataforma virtual - http://www.tigweb.org/ - que conecta jovens que estão fazendo a diferença no mundo através de diversas iniciativas relacionadas a temas como sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, educação, direitos humanos, cultura, saúde, tecnologia, dentre outros. Além de conteúdo, oferece ferramentas para educadores, dicas e oportunidades para jovens se mobilizarem em torno de suas causas. Você pode encontrar iniciativas interessantes ao redor do mundo para se engajar, descobrir oportunidades de bolsas de estudo ou concursos para empreendedores sociais, ficar por dentro das conferências globais para juventude e, quem sabe, encontrar alguém que sonha um projeto parecido com o seu e iniciar uma boa parceria.

O TakingITGlobal nasceu no Canadá levando em consideração 3 tendências globais:

  • A revolução nos meios de comunicação e na tecnologia da informação;
  • Crescente interesse e envolvimento dos jovens por assuntos como meio ambiente, mudanças climáticas, conflitos interculturais, globalização etc;
  • Desafios globais necessitando de soluções globais.

Assim, através da plataforma virtual e de iniciativas locais em diferentes partes do mundo, a organização objetiva fortalecer as capacidades dos jovens como líderes e cidadãos, aumentar o diálogo e a compreensão entre pessoas de diferentes culturas, e engajar pessoas em temas globais. Ela acredita que os jovens têm energia, desejo e habilidades para fazer a diferença no mundo. Precisam se conectar uns com os outros co-criando iniciativas locais e/ou globais além de ter acesso a informações, guias e histórias do que pessoas estão fazendo ao redor do mundo. Tudo isso se resume em 3 palavras: inspirar, informar e envolver.

A plataforma virtual está disponível para 12 línguas, inclusive Português, e acolhe mais de 320 mil membros de 200 países. São mais de 1.8 milhões de acessos diários, mais de 3.500 projetos cadastrados e parcerias com organizações como Oxfam, Google, Microsoft, diferentes agencias da ONU, governos e movimentos sociais. Se você está a fim de conhecer histórias de jovens pelo mundo afora com idéias legais ou quer iniciar um projeto e precisa de suporte vale muito a pena visitar o TIG.


Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On


Nenhum comentário:

Postar um comentário