terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conhecem a Escola de Redes?


A Escola de Redes é uma plataforma virtual que acolhe os pensadores e interessados em “redes sociais” no Brasil. Lançada em 2008,reúne hoje mais de 5 mil e quatrocentas pessoas. De acordo com a descrição na página de abertura do site, a Escola de Redes “é uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving”. Interessante observar o logo da iniciativa: E=R que significa que a escola é a rede. Não existe uma estrutura física chamada escola onde as pessoas vão para ser educadas sobre determinados assuntos. A escola é a rede, ou seja, as pessoas e a interação que se dá entre estas pessoas é que formam a escola. Ela não é uma organização constituída formalmente e nem conta com uma estrutura de diretores, gerentes etc. É um ambiente de interação aberto em que os participantes compartilham o propósito, os princípios e os “combinados de convivência”.

(Foto: Open Space na CIRS, arquivo de fotos da E=R)

Ao fazer parte da escola de rede você se conectará a pessoas interessadas em conhecer mais sobre redes sociais, estudando, investigando e vivenciando na prática a dinâmica da rede. As pessoas se organizam em “nodos” ou grupos sobre um determinado assunto que esteja ligado a redes sociais. Nestes grupos podem ocorrer encontros presenciais e surgir inovações. Desde a criação da Escola de Redes, ocorreram simpósios, encontros e conferências, como a Conferência Internacional de Redes Sociais (CIRS) que terá sua segunda edição agendada para os dias 19 e 20 de maio de 2011 em Curitiba, PR.

(Foto: simpósio da Escola de Redes em Campos do Jordão, SP – arquivo E=R)

Na plataforma virtual há uma biblioteca online que contém mais de 800 textos para download, livros virtuais, artigos científicos e vídeos organizados por assunto e por autores. Por exemplo, você encontra livros e artigos de pensadores como Humberto Maturana, Fritjof Capra, Jane Jacobs, Edgar Morin, Ivan Illich, Augusto de Franco, dentre muitos outros.

Durante a concepção do movimento Oasis SC, os assuntos tratados na Escola de Redes serviram como inspiração e referência para desenhar a dinâmica, a estrutura e os princípios do movimento. Muitas das idéias que compartilhamos ser fundamentais para solucionar desafios que encontramos hoje em dia no mundo são encontradas na Escola de Redes. Para fazer parte da rede, acesse www.escoladeredes.ning.com e leia o texto “Sobre a Constituição da Escola de Redes” que tem orientações sobre como você poderá interagir no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário