quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Turismo comunitário como forma de valorizar a cultura, a tradição e o ambiente de comunidades tradicionais


Neste último feriado de 7 de Setembro, a convite do guerreiro Gilson Prado (caiçara da Barra do Ribeira), participei do roteiro piloto de uma iniciativa de turismo comunitário na região de Iguape, litoral sul de São Paulo. Foi uma experiência incrível! Conhecer um lugar maravilhoso e mergulhar na cultura, nas vivências e nas tradições locais não tem preço.

(Foto: Baile de Fandango)

O roteiro de 5 dias começou com um baile de Fandango, que por sinal não agüentei o pique dos caiçaras que costumam dançar até o sol nascer. No dia seguinte, conheci a história de Iguape contada pelos próprios moradores da cidade. Dona Teresinha, por exemplo, nos apresentava fatos já registrados em livros, histórias que sua avó a contava e descrevia lembranças que ela tinha da infância na cidade. Impossível não se apaixonar pelo local. Além disso, conheci sabores, fiz bolo de roda em forno à lenha orientado pela Dona Jandira que, além de me hospedar, fez questão de me dizer o “segredo caiçara”: varrer o forno com erva baleeira antes de por a massa para assar.

(Foto: D. Jandira colocando o bolo de roda para assar)

O turismo comunitário propõe uma nova forma de conhecer lugares, estabelecendo uma relação bem diferente entre o turista e a comunidade local. Segundo o que Gilson me disse, ao invés da comunidade se adaptar para atender as necessidades do turista é o turista que precisa mergulhar na dinâmica da comunidade e experimentar exatamente as tradições locais.

(Foto: D. Teresinha nos apresentando o Centro Histórico de Iguape, SP)

Esta forma de turismo é uma alternativa de renda para as comunidades tradicionais e um meio de fortalecer a cultura e a identidade local, na medida em que o turista reconhece a riqueza presente naquilo que vivenciou. É uma boa solução para iniciativas de desenvolvimento local.

A Cecília (Projeto Bagagem) tem dado suporte a algumas comunidades que recebem Oasis e acabam descobrindo um potencial em desenvolver roteiros turísticos.

No Brasil, o Projeto Bagagem (http://www.projetobagagem.org/2009/) elabora roteiros para todas as regiões. Vale a pena conhecer os próximos destinos!


(Foto: participantes do roteiro)

(Foto: banho de cachoeira no Vale do Ribeira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário