terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Oasis Game na COP 15


Em Copenhagen, jogo brasileiro desafia jovens do mundo inteiro a buscar soluções colaborativas para as mudanças climáticas

Atualmente no Brasil, um grupo de jovens tem mobilizado comunidades, empresários, governantes e especialistas para se encontrar on-line e se auto-organizar para agir face às mudanças climáticas.

Utilizando a plataforma gratuita de rede social “ning.com” o grupo começou o Jogo Oasis – uma tecnologia social criada pelo instituto Elos e que mobiliza redes comunitárias para encontrar soluções sustentáveis em regiões afetadas por desastres naturais e sociais.

Durante a COP 15, especificamente nos dias 15 e 16 de dezembro, este grupo de brasileiros vai promover uma atividade mão-na-massa de Oasis com um grupo de jovens de diversas partes do mundo. Juntamente com professores, jovens e especialistas do Instituto Comunitário Thomas P. Hejle os participantes vão se desafiar a construírem juntos um novo espaço cultural com os recursos que eles encontrarem disponíveis e com a diversidade de conhecimento presente no grupo.

A iniciativa visa chamar os jovens para tomar a responsabilidade de ação pelas mudanças climáticas e buscar alternativas inovadoras em suas regiões e países de origem.

Após a ação, o grupo de jovens se reunirá novamente para compartilhar o que aprenderam e darão início a um movimento global de ação pela conservação da floresta amazônica e promoção do conhecimento dos povos nativos da região.

“O Jogo Oasis tem sido uma experiência maravilhosa de poder enxergar o potencial colaborativo de uma comunidade comprometida com o seu propósito. É uma oportunidade de vivenciar uma forma diferente de planejamento, mais distribuída e primando pela inteligência coletiva do grupo. As conversas que temos e os insights que surgem estão modelando as ações que estou me envolvendo agora. O sonho de uma comunidade de jovens animadores e mobilizadores de redes comunitárias se tornou realidade a partir do Jogo. Hoje em dia, acredito que a coisa mais preciosa que temos é a capacidade de criar boas relações e conexões. São estas conexões que estão dando forma ao nosso futuro. Na COP 15, pretendo conhecer as pessoas mais interessantes e, junto com elas, colaborar para realizar iniciativas que impactem positivamente o nosso planeta", afirma Paulo Farine, jovem participante do Oasis.

“O impacto da tecnologia Oasis nas mais diversas redes sociais, acadêmicas, empresariais e governamentais é enorme! Estou muito entusiasmado para viver uma experiência real do Oasis em um edifício histórico onde funciona o mais antigo e tradicional Clube da Juventude de Copenhagen.” Diz Edgard Gouveia Jr, facilitador do jogo Oasis.

Para mais informações sobre o jogo Oasis em Copenhagen acesse: http://survivalacademy.ning.com/events/oasis-game-playing-to-change ou ligue para o Instituto Thomas P. Hejle (Fone: +4533156930) ou contate Paulo Farine Milani (prfarine@gmail.com/ Fone: +55 47 92116575).

Nenhum comentário:

Postar um comentário