terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oasis Três Corações empodera comunidade



















Campo de futebol demarcado de cal e traves de ferro, bancos produzidos com bambu para a platéia assistir aos jogos, casinha de boneca com telhado para captação de água de chuva, dois balaços feitos com o reaproveitamento de pneus e um muro adornado com tinta de terra sendo pintado com poesia de uma moradora local. Ainda uma quadra de peteca e vôlei, e principalmente, a elevação da auto-estima de uma comunidade vista até então como carente na cidade de Três Corações, sul de Minas Gerais.

Pode parecer exagero, mas tudo isso foi planejado e executado em apenas dois dias pela própria comunidade do bairro Feira de Gado, por meio da articulação dos membros do Movimento Oasis neste último final de semana.

O município foi pioneiro no Sul de Minas ao implantar um projeto-piloto da tecnologia social. O Oasis cria conexões de diversidades para a transformação física e humana por meio de um jogo, que precisa ser necessariamente muito divertido, e conta com a contribuição espontânea dos moradores para a construção rápida de equipamentos comunitários e a restauração de ambientes degradados. As soluções são projetadas coletivamente a partir do levantamento de talentos, recursos e sonhos locais.

Durante os dois dias de sua realização, o Oasis contou com a participação de mais de 100 pessoas, grande parte delas crianças, que em integração com jovens, adultos e melhor idade - de formações e idades totalmente distintas foram desafiadas entre si e a si mesmo, a colocarem a mão na massa.

Na cidade, o Oasis foi articulado pela "Muda de Ideia", uma consultoria criativa em inovações para sustentabilidade e por facilitadores e membros da rede Oasis que vieram de São Paulo para colaborarem por meio de um amor incondicional na concretização dos anseios coletivos do bairro. A experiência contou com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Esportes, além das empresas Trectur, Vivo, UninCor, GF Supermercados, Silca e Imprensa regional.

O objetivo é que o Movimento torne-se uma inspiração para a mudança de paradigma quanto às políticas públicas que incluem a participação ativa da sociedade.

Texto de Diego Gazola

Nenhum comentário:

Postar um comentário