sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Contando um pouco de Oasis...

Em 25 de novembro de 2008, o prefeito da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, decretou estado de calamidade pública. A cidade havia sido completamente invadida pelas águas das chuvas, mesmo depois da época. O impacto foi tão grande que mais de 9 mil pessoas foram forçadas a abandonarem suas casas em todo o Estado.

O Estado encontrou grandes problemas. Mas também grandes soluções...

Em todo o país diversas correntes começaram a se firmar, pessoas do Acre ao Pernambuco, do Amapá até o Rio Grande do Sul, independente de clero, raça, ideologia ou condição financeira, todos pararam seu cotidiano para ajudar.

Em ritmo de muito aprendizado, ética e harmonia, pouco a pouco grupos foram se aconchegando representando todo o país, trazendo as doações e muita mão de obra solidária. Foram mais de 300 pessoas reconstruindo casas, escolas, hospitais. Distribuindo roupas, remédios, alimentos. Cuidando de crianças, idosos, grávidas. Prestando todo tipo de serviço à população.

No fim dessa força-tarefa aqueles que estiveram no Estado formaram um grupo chamado OASIS, e decidiram manter contato, trabalhar em ações novamente e planejar um Brasil melhor.
Depois de um ano o grupo OASIS volta a Santa Catarina, na cidade de Blumenau, hoje em estado de expectativa, não mais de calamidade, para receber novamente estas pessoas que muito fizeram pelo Estado. Dessa vez não para reconstruir a estrutura, mas para desenhar alternativas sustentáveis e criar inovações sociais de forma colaborativa.

O Festival Oasis começa dia 30 de outubro e termina dia 2 de novembro e promete muito para um processo democrático e de apoio de toda a população.

por Luciano de Salua, da Viração

Nenhum comentário:

Postar um comentário