
“Mais de 400 pensadores de diversas áreas do conhecimento reunidos em um dos ecossistemas mais complexos do mundo, que se distribui por nove países da América do Sul e é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um encontro de interesse global que discutirá por dois dias como as nossas idéias podem melhorar a Qualidade de Vida das mais de 5 milhões de espécies do planeta. Cerca de 50 palestras nas quais o ser humano é tão importante quanto o coral marinho.”
Esta é a descrição que aparece logo na primeira página do site do TEDxAmazônia. Já imaginou o que pode sair de ação desse encontro?
O TED surgiu em 1984 como uma conferência que trazia os melhores pensadores de três áreas do conhecimento: Tecnologia, Entretenimento e Design. Por isso o nome “TED”. A cada conferência, que ocorre anualmente na Califórnia, as pessoas mais interessantes do mundo são convidadas a falar livremente sobre aquilo que elas são mais apaixonadas. Elas têm o desafio de ministrar a “palestra da vida” delas em 18 minutos.
Desde então a conferência TED foi atraindo muitos intelectuais, pessoas influentes de diferentes áreas, filósofos e inovadores unidos pelo desejo de “pensar fora da caixa”, de aguçar a curiosidade e de abrir a mente para o novo. Um grande diferencial desta conferência é que o público é composto apenas por convidados e selecionados. É um evento que nunca teve um investimento em campanhas de divulgação para atrair pessoas. E mesmo assim, as inscrições se esgotam 1 ano antes da conferência.
Pessoas como Bill Gates, Bill Clinton, Al Gore, Jane Goodall, Bono Vox, Paul Simon e Michelle Obama fazem parte do grupo de palestrantes do TED.
Pensando sobre o impacto que as palestras poderiam ter no planeta e com a crença de que as idéias podem mudar atitudes, vidas e até mesmo o mundo, o TED se transformou em uma grande comunidade global com outras atividades acrescentadas. Além do site TED.com oferecer gratuitamente as melhores falas das conferências, foram criados o TED Prize – um prêmio de 100 mil dólares para o vencedor realizar o seu “desejo de mudar o mundo” – e o TEDx, que são conferências independentes realizadas globalmente pela comunidade TED, como o TEDxAmazônia.
Organizado pelos mesmos criadores do TEDxSão Paulo, o TEDxAmazônia pretende ser um dos eventos mais importantes da comunidade TED, no coração de uma das mais expressivas regiões do planeta. Um chamado para aqueles que prezam pelo melhor mundo e que têm boas idéias para torná-lo possível. O evento ocorrerá às margens do Rio Negro, aproximadamente 45 minutos de Manaus (com acesso por barco), nos dias 6 e 7 de Novembro de 2010. Acesse http://www.tedxamazonia.com.br/ e confira a lista de palestrantes e mais informações sobre o evento.